sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cubanos e Haitianos no Brasil - Um olhar religioso!

Cubanos e Haitianos no Brasil - Um olhar religioso!
por Evandro Fernandes
09/05/2014

Meus irmãos!
Sabemos que com o Projeto Mais Médicos do Governo Federal, muitos irmãos cubanos estão chegando ao Brasil, além do grande número de irmãos haitianos que estão buscando asilo em nosso país.
A pergunta é: e a religião?
Sim religião, pois grande parte dos irmãos cubanos são adeptos da Santeria e/ou Regla de Ocha e muitos dos irmãos haitianos adeptos do Vodu, ou seja, religiões de matriz africana com elementos de outras culturas.
O fato é que nosso País é preconceituoso! A Umbanda, Candomblé, Catimbó-Jurema, dentre outras, já sofrem com a intolerância religiosa praticada em sua maioria por integrantes de igrejas neo-pentecostais e os crimes contra os religiosos de matriz-africana é cada vez mais comum nos noticiários.
Então, como serão recebidos nossos irmãos? Como eles praticarão sua fé? Onde serão acolhidos? Haverá o respeito por suas crenças?
Todas essas são perguntas que me faço desde que conversei essa semana com um médico cubano, adepto da Santeria, que faz parte do grupo que veio à Limeira atuar no Programa Mais Médicos na cidade.
Uma coisa é certa: estaremos aprendendo muito com eles, com sua cultura, com sua persistência e também com sua fé!
Acredito que a Umbanda com toda sua pluralidade e acolhimento, seja um caminho para o direcionamento desses irmãos e também acredito que muito em breve novas casas de Santeria, Regla de Ocha e Vodu surgirão em nosso país e peço que os Sagrados Orixás e guias espirituais ampare, proteja e ilumine nossos irmãos imigrantes, nossa sociedade e principalmente nossos governantes, pois receber um povo, é receber também sua cultura e sua religiosidade!
Saravá fraterno à todos!
Luz e Bençãos!
Evandro Fernandes
Sacerdote Umbandista
Tenda de Umbanda Pai Joaquim D´Angola e Exú Tiriri
http://evandrodeogum.blogspot.com/
Limeira/SP